Consultoria de Processos: 8 Motivos para você ter uma!

Uma das coisas mais importantes para a manutenção da sustentabilidade da empresa se dá pelo uso eficiente de seus recursos, evitando o desperdício e fazendo com que a empresa aumente sua produtividade sem aumentar os custos.

A consultoria de processos surgiu com o intuito de auxiliar as empresas a reduzir os desperdícios e otimizar os processos. Muitas empresas não criam formas inteligentes de realizar suas atividades, se deixando levar pelas urgências que ocorrem em seu dia a dia.

Nesse caso é necessário mudar urgentemente o modo com o qual lida com a gestão de processos. A consultoria de processos tem justamente a função de auxiliar as empresas a melhorar a gestão dos processos, melhorando a utilização dos recursos da empresa.

Nessa publicação vamos explicar melhor o que é uma consultoria de processos, qual sua importância, uma visão geral de seu funcionamento e, por fim, razões pelas quais é uma boa opção optar pela contratação desse serviço para a sua empresa.

Então, o que é consultoria de processos?

A consultoria de processos se trata de um serviço que pode ser contratado por empresas para que se execute um aperfeiçoamento da sua gestão de processos.

Esta é uma contratação que ocorre, geralmente, quando a empresa apresenta algum problema de produtividade, ou quando o desalinhamento entre as áreas do negócio e a insatisfação dos consumidores. A consultoria de processos pode ajudar a alcançar os resultados desejados nos processos.

Ter uma gestão de processos eficiente, é essencial para que as pessoas possam entender a dinâmica da organização. Além disso, elas podem visualizar melhor os impactos que tem suas ações para o processo produtivo da empresa.

Isto permite compreender melhor o desempenho dos processos e seus reflexos na estratégia e nos resultados do negócio. Criar toda essa perspectiva não é uma tarefa simples. 

Por isso, contratar uma consultoria de processos é uma ótima opção para identificar os pontos em que é possível aplicar melhorias nos processos da empresa.

8 razões para contratar uma consultoria de processos

Mais conhecimento de mercado

A equipe de consultores deve ser formada por profissionais altamente qualificados, onde todos apresentam uma grande capacitação em sua área.

Esses profissionais terão conhecimentos e vivência sobre como se dá a dinâmica do mercado. O que permite que eles ofereçam as ferramentas mais adequadas, isto é, sem aquelas mais adequadas ao momento da empresa.

Além disso, também auxiliam a identificar as tendências de mercado, uma consultoria de processos bem feita pode fazer um diagnóstico preciso da empresa.

Isto é, os consultores têm total capacidade de oferecer soluções que são realmente efetivas para a organização, de forma isenta e com foco no resultado.

Uma vez que os consultores são treinados para trabalhar bem em equipe e construir o conhecimento de forma colaborativa, é possível desenvolver junto a empresa, as soluções adaptadas para as necessidades do negócio.

Outro olhar sobre o seu negócio

Contratar o serviço de consultoria de projetos permite que pessoas de fora da empresa, e assim com uma visão diferente daqueles que fazem parte da mesma, possam identificar determinados problemas que seriam difíceis de serem enxergados.

O olhar dos colaboradores pertencentes à companhia abre muitas possibilidades, mas também apresenta limitações. Já que esses profissionais estão imersos no dia a dia da empresa.

Assim, como os consultores são agentes externos à organização, seu olhar sobre a gestão de processos da empresa estará separado de hábitos e vícios corporativos. 

Essa visão imparcial do negócio, ligada a rede de conhecimentos estratégicos sobre o mercado irão realizar um diagnóstico e elaborar soluções muito mais efetivas.

Maior embasamento e respaldo para as tomadas de decisões

Tomar decisões em uma empresa é sempre uma ação delicada e complexa, pois envolve uma série de variáveis, interesses e avaliações de custos e consequências. 

Os consultores não irão tomar as decisões pelo gestor, mas sim irão oferecer a ele amparo na realização de análises que irão efetivar processos decisórios.

Já que eles conhecem as tendências de mercado e têm conhecimento especializado, os consultores podem contribuir muito nessas etapas de decisão.

Assim, contratar uma consultoria de processos ajuda na efetivação dos estudos de variáveis , planejamento, previsão de consequências e escolha de alternativas de acordo com as metas da empresa.

Padronização de processos

Uma prática muito eficiente na busca por otimizar os processos é a padronização de processos. A implementação desse método permite uma maior previsibilidade das ações e amplia o controle sobre os processos.

Também proporciona outros benefícios como a redução nos erros, maior transparência, diminuição dos custos e adequação dos padrões de qualidade.

Para auxiliar as empresas, a consultoria de processos pode fazer o mapeamento de processos e demais ações necessárias para a padronização. Isso permite também, que os processos da empresa se mantenham organizados e ativos, de modo que possam ser facilmente atualizados.

Foto de Burst no Pexels

 

Maior eficiência e produtividade nos processos da empresa

Outra possibilidade que a consultoria de processos proporciona é a ajuda na organização e sistematização dos processos. Para isso são conectadas estratégias com a experiência dos consultores, fazendo com que as tarefas se tornem muito bem divididas e gerenciadas de forma prática, ágil e efetiva.

Todos esses fatores colaboram para o aumento da capacidade produtiva do empreendimento. E também, a otimização de processos melhoram o aproveitamento dos recursos.

Maior motivação da equipe

Ter o apoio de especialistas na área de consultoria de processos gera efeitos positivos. Onde o diagnóstico permite identificar os pontos fracos dos processos e promover soluções de problemas.

Essas ações irão gerar cada vez mais resultados positivos, o que levará o time a se ver em uma nova rotina refletida em processos efetivos, dando a eles a consciência de atuação proativa. As equipes se tornam mais motivadas à medida que percebem que seu trabalho é valorizado e bem aproveitado.

Alinhamento com a visão estratégica

Muitas vezes, a visão estratégica montada pelos gestores no início do negócio, com uma série de planos inteligentes para aplicar melhorias no negócio, nem sempre são colocados em prática  no decorrer da evolução da empresa.

Se as alternativas de mudança não forem guiadas de modo que estejam alinhadas aos objetivos e estratégias da organização, podem causar a perda de foco e desperdício de energia.

Os serviços de consultoria de processos irão provocar melhorias alinhadas com uma visão estratégica a longo prazo. Serão aplicadas mentorias e transformações nos processos de forma gradual, organizada e sustentável.

Disponibilidade e agilidade

Por fim, temos que a contratação de uma consultoria de processos permite a ampliação da capacidade de promover mudanças na empresa. Pessoas com foco e disponibilidade para empregar mudanças trazem uma grande agilidade para que as mudanças sejam efetivadas.

A contratação da consultoria de processos, necessita que o gestor avalie algumas questões fundamentais. Entender os reais motivos da busca por esse serviço e estar disposto a trabalhar junto aos consultores para que ocorram mudanças positivas na empresa.

[rock-convert-cta id=”2232″]

John Doe

John Doe

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolorLorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolorLorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor


Preencha os campos abaixo!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *