Auditoria financeira: entenda o que é e quando fazer

A auditoria financeira é uma prática que cada vez mais vem ganhando espaço nas organizações. 

Isso ocorre principalmente devido a importância no controle e na análise das atividades que envolvem a operação da sua empresa. 

Independentemente do tipo, do tamanho e da operação, toda empresa está sujeita à irregularidades e falhas em seus processos, e em casos mais graves, fraudes que podem alcançar grandes proporções.

No entanto, com a auditoria financeira é possível prevenir e garantir um caminho seguro para evitar problemas às organizações e assegurar um crescimento saudável nos negócios. 

Nesse contexto, é comum que surjam as mais diversas dúvidas em relação ao assunto. Mas, não se preocupe! É aqui que iremos esclarecer tudo o que precisa saber em relação a auditoria financeira: o que é, a sua importância e benefícios e quando deverá ser realizada. 

Continua lendo. 

O que é auditoria financeira?

Do latim audire que significa ouvir, a auditoria é um processo utilizado para examinar as atividades desenvolvidas por uma empresa.

Embora tenha sua origem no latim, foi a partir da língua inglesa que surgiu o significado que conhecemos hoje para o verbo Auditar, que significa examinar, analisar, corrigir e certificar.

A Auditoria Financeira é uma ferramenta que serve para certificar se os controles e processos internos estão eficientes em relação à segurança no fornecimento de informações que são utilizados pela alta gestão e que impactam diretamente os setores relacionados à economia do negócio.

Um dos seus principais objetivos é a preocupação em certificar que os valores físicos existentes e registrados na empresa estão de acordo com os saldos apresentados nos extratos bancários, nos registros contábeis e no boletim de caixa, evitando assim eventuais irregularidades, fraudes ou desvios.

A auditoria financeira também é classificada como uma área de estudos da contabilidade, que tem por objetivo revisar as demonstrações financeiras, assegurando a fidelidade dos registros. Isso porque a Auditoria Financeira tem como responsabilidade aumentar o grau de confiança dos usuários quanto às questões financeiras da empresa.

É na auditoria financeira que são mapeados todos os processos desse departamento: transferências bancárias, pagamento de fornecedores, conciliações, etc.

Qual a importância da auditoria financeira?

É a auditoria financeira que garante que as finanças do negócio traduzam, fielmente e integralmente, a sua realidade. Além disso, é ela que garante também que os processos internos são eficientes. 

O mercado tende a credibilizar muito mais uma empresa que adota a auditoria como parte dos seus processos organizacionais, pois isso a torna uma companhia de alta confiança. Já que com ela a empresa está em constante melhoria no processo: promovendo a prestação de contas e garantindo que as normas e políticas legais da contabilidade estejam sendo aplicadas sem erros. 

Outro ponto importante da auditoria é na busca por investidores e acionistas. É através dela que é possível desenvolver uma percepção de amplo valor e confiança na empresa. Afinal, ninguém deseja investir em um negócio com possibilidades de falhas no processo, fraudes e/ou irregularidades, não é mesmo?! 

A auditoria financeira é um excelente instrumento no combate a falhas, fraudes, desvios e até furtos que podem ser cometidos por colaboradores mal-intencionados e, até mesmo, por sócios que não estão preocupados com a saúde financeira do seu próprio negócio.

Os benefícios da auditoria financeira

A auditoria financeira é utilizada de diversas formas e uma delas é como um componente estratégico. Isso porque além de garantir aos atuais sócios e acionistas que o seu faturamento é devidamente processado, sem perdas no caminho, ela também aumenta o prestígio da empresa no mercado, atraindo investidores e fortalecendo o seu valor. 

De forma geral, sabemos que o mercado tem uma tolerância extremamente baixa com companhias pouco confiáveis e auditoria financeira credibiliza ainda mais seu negócio perante um mercado bastante competitivo. 

Além disso, vejamos mais alguns benefícios da auditoria:

  • Fiscalização dos controles financeiros;
  • Acompanhamento da eficiência dos controles, processos e atividades;
  • Apontamento de falhas da administração e dos controles internos;
  • Garantia da sustentabilidade do negócio;
  • Maior observância das leis fiscais;
  • Segurança para colaboradores;
  • Melhoria na margem de lucro;
  • Certificação de segurança dos controles internos existentes;
  • Obtenção de melhores informações sobre a real situação financeira, econômica e patrimonial da empresa;
  • Dificulta desvios e pagamentos indevidos;
  • Acompanhamento da performance dos colaboradores.

Quando fazer uma auditoria financeira?

Embora algumas empresas optam em realizar apenas quando ocorre algum tipo de problema, a auditoria financeira pode ser realizada sem necessidade de um acontecimento específico.

A auditoria é uma ferramenta básica de um modelo de gestão maduro. Sendo assim, alguns gestores usam essa ferramenta de forma preventiva para identificar irregularidades que podem ser resolvidas ou evitadas e garantir a saúde financeira e estrutural da organização, que é fundamental para que ela se mantenha operando no mercado.

Outros gestores preferem realizar o procedimento periodicamente: mensal, trimestral ou anualmente. Outros, realizam apenas em casos de fechamento de um novo contrato ou com a finalização de outro. 

Como a auditoria tem objetivo de mapear o capital, checando o caminho percorrido por ele desde a fonte da receita até o seu devido uso, garantindo que nada foi desviado e que os processos e tarefas estão sendo executados de forma eficiente.

Um ponto importante para realização da auditoria financeira é conseguir enxergar a necessidade que sua empresa tem diante de uma auditoria, não necessariamente uma fraude.  É fundamental identificar o momento que sua empresa está vivenciando e aplicar a ferramenta sempre que necessário. 

Já que é um procedimento que visa identificar irregularidades e problemas que possam prejudicar o funcionamento da empresa, quanto mais frequentemente ele for realizado, maior a chance de o seu negócio ser beneficiado e os problemas resolvidos.

Conclusão

Embora possa parecer que auditoria é algo invasivo, principalmente para quem está iniciando no tema, seus benefícios são diversos e podem ser absorvidos por qualquer empresa, nos mais diferentes estágios de maturidade e porte. 

A auditoria financeira trará segurança e veracidade nas informações apresentadas pela sua empresa, tanto para os colaboradores como para investidores e sócios. Isso porque as tarefas seguirão padrões preestabelecidos, os processos serão analisados a fim de evitar irregularidades, fraudes ou furtos.

Para que tudo isso se consolide, é fundamental abraçar a auditoria como uma grande amiga de seu negócio. 

Está esperando o que para aderir a esse procedimento na sua empresa?

 

[rock-convert-cta id=”2207″]

John Doe

John Doe

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolorLorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolorLorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor


Preencha os campos abaixo!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *