Uma boa gestão financeira faz diferença para qualquer tipo e tamanho de negócio. Requer conhecimento sobre o que entra e o que sai de dentro da sua empresa. E não se trata somente de recursos materiais e controle de estoque.
Quando nos referimos a pagamentos e recebimentos, estamos falando de fatores que impactam na lucratividade do seu negócio.
O controle de pagamentos é um dos quesitos mais importantes quando falamos sobre gestão financeira. É uma etapa fundamental para o desenvolvimento do negócio e crescimento sustentável da organização.
Diante de um cenário econômico de tantas incertezas e instabilidades, esse assunto é vital, já que é um momento de limitações em relação aos recursos e o acesso ao crédito pode ser inviável.
Gerir essa área da empresa proporciona autonomia para o planejamento futuro de seus projetos, definindo os rumos da empresa baseado em informações seguras e reais da situação financeira que impactam nas tomadas de decisões da organização.
Vamos compreender melhor esse assunto? Então, segue lendo nosso post que iremos pautar a importância do controle de pagamentos e como ele pode impactar no seu negócio.
O que é o controle de pagamentos?
Trata-se de um acompanhamento de todas as contas de uma empresa. Refere-se aos pagamentos a serem feitos e a receber de seus clientes. Logo, esse controle pode ser dividido entre controle de pagamentos e recebimentos. É conhecido também como contas a pagar e a receber e deve ser tido como uma tarefa de rotina de uma organização, já que pode envolver um montante considerável de dinheiro a depender do volume e tamanho da empresa, e em casos de não cumprimento, pode gerar sérios problemas e colocar em risco o seu negócio. O controle de pagamentos é trivial para o crescimento e sucesso de um negócio, mas também é muito negligenciado pelos empreendedores. Devido a isso, acabam comprometendo a saúde financeira da instituição. É ele quem garante o pagamento de todas as contas em dia, evitando a cobrança de juros ou multas e reúne informações essenciais para integrar o seu fluxo de caixa e estruturar a gestão financeira completa da sua empresa.A importância do controle de pagamentos
Independentemente do modelo de negócio, a gestão de pagamentos é essencial para a sustentabilidade e crescimento da empresa. Além disso, a gestão financeira é a base de qualquer empreendimento. É comum quando se fala de gestão, citar também as tomadas de decisões, afinal a gestão é responsável direta por elas. E para que sejam realizadas as melhores escolhas para seu negócio, é necessário ter informações sólidas e realistas da organização. Por isso, é muito importante que as empresas conheçam seus recursos financeiros e o cenário econômico em que estão inseridos. Dessa forma, é possível administrar com muito mais confiança e agilidade os recursos da sua empresa e tomar decisões muito mais assertivas. Diante de cenário de pandemia como este que estamos vivendo, ter o controle das finanças é fundamental para que seu negócio não feche as portas. Normalmente, em momentos de crise as pequenas e médias empresas focam no aumento de suas vendas e criam estratégias comerciais, mas nem sempre é possível investir sem ter noção real se pode e o quanto é possível investir, afinal para qualquer estratégia que será aderida, é necessário recursos para financiá-las. Além disso, o conhecimento e controle de quais são as entradas de receita no caixa, suas datas e valores, facilita fazer a coordenação com a gestão de pagamentos, garantindo que nada seja quitado em atraso ou que falte dinheiro para comprar os suprimentos necessários para a sua empresa continuar operando. Quando se trata de empresas em estágio inicial, a situação é ainda mais grave. Devido a pouca experiência dos empreendedores ou gestores, as empresas acabam não realizando o controle financeiro. E isso permanece sendo ignorado até que resulte em situações de gravidade ainda maior: quando praticamente não possuem dinheiro em caixa ou se encontram em endividamento. Mesmo que seja uma microempresa, é necessário realizar o controle financeiro. Claro que na situação em questão, deve ser feita de forma mais simplificada, porém não deve ser deixada de lado. A falta de controle financeiro é uma das principais causas de mortalidade das empresas. Pode gerar dívidas, além de dificultar aos empresários a identificação dos fatores que levaram a esse problema e também a suas soluções.Benefícios do controle de pagamentos
Para que o controle de pagamento seja benéfico ao seu negócio, é necessário realizar rigorosamente todos os registros de recebimentos e pagamentos de sua empresa. Para isso, poderá utilizar uma planilha ou em demandas maiores e se desejar mais funcionalidades, até mesmo um software de controle financeiro. Com isso, será possível visualizar sistematicamente toda a situação do seu negócio, permitindo uma total compreensão sobre os ciclos de pagamentos e recebimentos. Após realizado o levantamento da situação financeira e real do seu empreendimento, será possível obter alguns benefícios e também resoluções, como negociar novos prazos com fornecedores, realizar cortes de despesa ou cobrança de clientes inadimplentes, por exemplo. E não para por aí, a gestão de pagamento poderá trazer ainda mais benefícios:- Prever, planejar e conhecer a real situação financeira da empresa;
- Identificar se a entrada de capital é suficiente para cobrir todos os custos;
- Antecipar e escolher a melhor solução para estancar perdas e realizar investimentos, auxiliando a melhor tomada de decisões por parte dos gestores;
- Descobrir se há um descompasso entre o prazo para pagar fornecedores e receber de seus clientes;
- Programar as promoções e liquidações para que elas não gerem impacto negativo no caixa;
- Comparar os resultados, identificar tendências e saber o que o futuro reserva para sua empresa;
- Reduzir as inadimplências;
- Analisar despesas duplicadas e/ou dispensáveis;
- Prevenir erros e duplicidades no processo de pagamento;
- Otimizar o tempo de trabalho;
- Identificar com mais clareza a necessidade de capital;
- Identificar todas as obrigações a pagar;
- Verificar as obrigações não pagas;
- Não permitir a perda de prazo, conseguindo inclusive descontos;
- Fornecer informações para a criação do fluxo de caixa;
- Identificar a perda de prazo, evitando assim os pagamentos de multa e juros, entre outros;
Dicas para o controle de pagamentos
- Registre minuciosamente todas as movimentações da empresa.
- Monte uma estratégia de esquema de cobrança para os clientes inadimplentes;
- Estimule o pagamento antecipado;
- Gerencie seu estoque;
- Utilize centros de custos;
- Analise seu fluxo de caixa;
- Invista em tecnologia.