Pessoas estudando sobre perfil do cliente Conhecer o perfil do cliente que o seu produto ou serviço pode atender é fundamental para o sucesso do seu negócio. Afinal, as empresas são criadas para atender demandas específicas, as quais são geradas pelas necessidades das pessoas. Portanto, conseguir direcionar suas ações ao público certo é o ponto-chave. Nesse sentido, apenas sabendo quem são os seus clientes em potencial será possível criar estratégias de vendas que funcionem de fato. Quando isso acontecer, você conseguirá otimizar os seus recursos e aumentar a sua margem de lucro como consequências naturais. Levando isso em conta, reunimos as informações mais importantes que você precisa saber para encontrar o perfil do cliente do seu nicho de mercado. Dessa forma, no texto a seguir, você verá um passo a passo prático que vai ajudá-lo nessa descoberta. Fique atento às dicas e aproveite a leitura!

Como encontrar o perfil do cliente do seu negócio?

É certo que essa pergunta gira na cabeça de todo empreendedor, ainda mais na daqueles que estão iniciando os seus negócios. Por isso, as etapas a seguir darão a resposta de que você tanto precisa. Siga o passo a passo e melhore os seus resultados!

#01. Saiba com clareza a solução que a sua empresa oferece

Muito antes de vender produtos ou serviços, o seu negócio vende soluções. Isso porque as pessoas se tornam consumidoras após descobrirem que têm determinadas demandas ou problemas. Dessa forma, elas buscam por produtos ou serviços que as satisfaçam de forma específica. Um exemplo didático disso pode ser a dificuldade de um público em conseguir preparar as próprias refeições por conta da rotina corrida. Se alguém decide vender marmitas para essas pessoas, muito mais do que oferecer um produto, estará ofertando solução: poupar tempo. É claro que as marmitas poderão contribuir com outros benefícios, como uma alimentação mais saudável ou uma opção mais em conta. No entanto, a solução principal é a economia do tempo porque os seus consumidores possuem uma rotina atarefada. Nesse sentido, você precisa saber com clareza a real necessidade e as demandas dos clientes que consomem o que a sua empresa fornece. Além do mais, ter em mente como você consegue supri-los nisso também é muito importante. Assim, você poderá compreender porque vende para esse público.

#02. Observe os seus clientes atuais 

Após compreender as dores que o seu produto resolve, você terá uma primeira amostra do público que o seu negócio atinge, mas ainda de uma forma abrangente. Para encontrar o perfil do cliente mais delimitado, outras características dessas pessoas precisarão ser conhecidas por você. Para isso, analise algumas questões-chave dos seus consumidores atuais, a exemplo de: preferências, estilo de vida, comportamentos, gênero, faixa etária e informações semelhantes a essas que apontem para um padrão. A partir disso, você começará a segmentar o seu público que se encaixa na sua empresa.  Ou seja, isso será como um mapa que ajudará você a encontrar com mais exatidão o seu perfil do cliente ideal. Com todos esses dados coletados, as ações estratégicas da sua empresa serão mais assertivas e, dessa forma, realizarão mais vendas.

#03. Crie modelos de clientes ideais (personas)

Após fazer o levantamento das características do público que o seu negócio atinge, é hora de organizar todas as informações coletadas para ter o seu perfil do cliente. A partir disso, será possível criar “personas”, ou seja, personagens fictícios ou consumidores ideais desenvolvidos a partir de dados. Em outras palavras, persona é um arquétipo de possíveis clientes que estão dentro do seu público-alvo. O uso dos dados é essencial nessa criação porque apenas eles poderão fornecer características detalhadas, que são muito relevantes para as vendas e representarão o perfil do cliente da sua empresa. Seguindo o exemplo prático das marmitas, imagine que os dados coletados apontam que 70% dos consumidores são mulheres, de 30 a 40 anos, mães de família e que trabalham fora de casa. O vendedor das quentinhas, então, desenvolverá uma pessoa fictícia que cumpra essas características.  Assim, ele cria a personagem Maria, que tem 35 anos, é mãe de 2 filhos em idade escolar e trabalha em período integral em uma clínica de saúde. Maria passa a maior parte do dia fora de casa, por isso não tem muito tempo para se dedicar a algumas coisas, como preparar o almoço para os seus filhos. No entanto, ela é muito preocupada com a qualidade de vida da sua família e gostaria de nutri-la de forma saudável, com alimentos naturais. Você conseguiu perceber? Todos esses detalhes, criados com base nos dados coletados, fazem parecer que Maria tem vida. Na verdade, ela apenas representa a maior parte dos compradores daquelas marmitas. Ou seja, é a personificação do perfil do cliente. Dessa forma, o vendedor conseguirá traçar estratégias de desenvolvimento do seu produto e de marketing para alcançar as “Marias” que fazem parte do público-alvo do seu negócio. Assim, ao desenvolver personas, você conseguirá ver para qual perfil do cliente está recebendo o seu produto. Muito mais do que isso, você poderá enxergar com mais facilidade as necessidades, os desejos, os comportamentos e as vontades de compra do seus clientes em potencial. As ações do seu negócio estarão, finalmente, alinhadas ao que o seu público-alvo espera.

Dica Bônus!

Ao identificar o perfil do cliente ideal, você precisa estar atento ao próximo passo. Isso porque os dados coletados servirão para guiar as ações da sua empresa em direção ao seu público-alvo. Isso quer dizer que o intuito de obter todas aquelas informações, é se aproximar e atrair os seus clientes em potencial. Portanto, reúna a sua equipe e desenvolva planos estratégicos focados na captação e na conversão. Confie nos dados, afinal, são eles que farão o seu trabalho ser assertivo. No entanto, lembre-se de que a empresa por completo precisa conhecer o público que atinge e as personas a que atende. De igual forma, todos precisam estar engajados na concretização das ações estabelecidas. Nesse sentido, os setores da empresa, como marketing, gestão, finanças, Tecnologia da Informação e Direção, precisam realizar um trabalho em equipe. Isso fará com que todos os recursos, sejam tecnológicos, econômicos, criativos ou pessoais, estejam focados no mesmo objetivo, o que significa otimização. Outra consequência disso será um alinhamento de todas as áreas a respeito do que é oferecido pelo negócio e da necessidade do perfil do cliente. Sendo assim, cada setor deverá desempenhar uma atividade específica, a qual possibilitará que todo o processo de vendas aconteça.

Conclusão

Ao seguir os passos traçados acima, certamente, você conseguirá identificar o perfil do cliente que fará a sua empresa vender mais. Isso acontecerá porque você terá as informações de que precisa a fim de entregar para os seus consumidores em potencial aquilo que eles esperam efetivamente. Apenas atente-se para não parar por aí. Com esses dados em mãos, será possível traçar planos estratégicos a fim de mostrar a essas pessoas que o seu negócio é a melhor opção para resolver as suas demandas e necessidades. Nesse sentido, a solução que a sua empresa oferece será entregue de forma inteligente e assertiva a quem precisa dela. Pensando nisso, não perca mais tempo. Estabeleça como prioridade conhecer o perfil do cliente que a sua empresa pode ajudar e, dessa forma, realize mais vendas. Lembre-se de que isso é fundamental para o sucesso do que você faz. Sendo assim, una a sua equipe, levante os dados necessários e trace os planos com estratégia. É certo que o resultado virá e fará toda a diferença no seu negócio. [rock-convert-cta id=”2238″] Gostou desse conteúdo? Leia mais:

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