Pessoas conversando sobre descrição de cargos Embora seja tratada como mera formalização, a descrição de cargos é uma ferramenta útil e essencial para vários processos da gestão de pessoas E de fato, trata-se sim de uma formalização! Mas, vai bem além disso.  Trata-se de um documento escrito, no qual informa as atribuições, responsabilidades e especificações dos requisitos dos cargos de uma organização. É um processo dinâmico e deve ser sempre reavaliado pelo setor de Recursos Humanos seguindo as mudanças da própria organização.  O RH tem uma função estratégica e importantíssima nas instituições. Ela é responsável pelos diversos desafios relacionados à gestão de pessoas que é encarregada de adequar os profissionais aos cargos e funções de acordo com o perfil e a necessidade de crescimento do negócio. Além disso, a gestão de pessoas serve como base para diversas atividades relacionadas ao setor de RH, como o recrutamento, a auditoria e a análise de desempenho – fatores primordiais para o desenvolvimento e crescimento do negócio.  É essencial que a descrição de cargos seja realista, de fácil compreensão,  condizente com a realidade do negócio e reflita a cultura da empresa. Para saber mais sobre a descrição de cargos de uma empresa e ter dicas sensacionais sobre o assunto, continua aqui conosco. Fica ligado nesse post!

O que é uma descrição de cargos numa empresa

Todo trabalho formal e regulamentado deve ter informações simples e claras das práticas e metodologias aplicadas naquela instituição. São informações que irão direcionar e administrar diversos fatores, situações e objetivos em um negócio.  Isso também deverá ser válido quando se tratar de setores e comportamentos que devem ser adotados naquele ambiente ou organização.  Dessa forma, o setor de RH – responsável pela gestão de pessoas – deverá contar com um modelo de descrição de cargos que auxiliará bastante nos seus processos.  Tendo em vista essa e outras necessidades que surgiu a descrição de cargos. Descrição de cargos, nada mais é que a formalização, em documento escrito, das atribuições, responsabilidades, especificações e habilidades que um determinado cargo exige para ser bem desempenhado na empresa.  Em resumo, descrição de cargos é o processo que consiste em determinar os elementos ou fatos que compõem o dia a dia de um cargo em uma instituição. Para que um negócio cresça e tenha sucesso, é preciso que diversas pessoas se unam com o intuito de atingir um objetivo em comum. Essas várias pessoas têm habilidades e conhecimentos distintos, e devem somar forças para o sucesso do que está sendo feito reflita diretamente no que está sendo oferecido pela empresa no mercado. Cada descrição de cargos é única, deve obrigatoriamente ser clara e conter todas as informações necessárias – de forma detalhada – sobre o que se trata cada função.

A importância da descrição de cargos

Não é somente para descrever os cargos e suas responsabilidades que a descrição é utilizada.   Ela também aumenta o poder de ação das equipes e consequentemente dos empreendimentos; ajuda no preenchimento dos requisitos para divulgação de uma vaga e ser um chamariz de bons currículos; ajuda a identificar quais são as propostas de valorização profissional e como a empresa atua em relação às promessas de desenvolvimento de carreira e crescimento interno e também gera processos mais ágeis em qualquer instância em que o RH for acionado.  Além disso, existem três pontos cruciais de como uma descrição de cargos bem elaborada pode ajudar a sua empresa. São eles:
  • Auditoria – é responsável por verificar a qualidade dos serviços prestados.
  • Recrutamento e seleção – auxilia no processo de recrutamento e seleção permitindo que a empresa escolha um colaborador exatamente no perfil em que procura.
  • Avaliação de competências – apoia o mapeamento de competências para o processo de avaliação e a entrevista dos colaboradores por competências, possibilitando também acompanhar e analisar sua performance. 
Tudo isso interfere diretamente na taxa de retenção de uma empresa, pois quanto mais apoio um colaborador tiver, menor será a taxa de desistência. Isso sem contar que com uma descrição de cargos bem elaborada é possível criar treinamentos específicos, tornando o colaborador mais apto e seguro, capaz de desenvolver seu trabalho com excelência.  Uma descrição de cargos eficiente acarreta no bom funcionamento de processos internos, sendo o principal responsável pelo sucesso e alta performance da empresa.

Os principais erros na descrição de cargos

É preciso também destacar os erros que podem ser cometidos na descrição de cargos. Vale destacar que erros podem interferir e impedir que as vantagens da descrição sejam alcançadas, bem como tornar o processo mais difícil para o RH. Vejamos. O primeiro que podemos citar é a falta de envolvimento dos responsáveis pelo setor ou processo na descrição do cargo. Eles conhecem melhor que ninguém as tarefas que seus subordinados devem executar, assim como os pontos críticos que merecem maior atenção. Outro erro que devemos nos atentar para não cometer é elaborar uma descrição genérica, sem objetividade e clareza. É necessário ter em mente que a descrição final do cargo deve ser clara, coesa e objetiva para que se consiga alcançar o objetivo principal dela.  Podemos dizer que a descrição de cargo não é tarefa fácil, é fundamental realizá-la com bastante atenção. Embora seja uma atividade trabalhosa, é também indispensável para os gestores para tornar os processos de RH mais estratégicos, bem-sucedidos e eficazes.

5 dicas sensacionais para a descrição de cargos de sua empresa

A descrição de cargo é uma tarefa com início, meio e fim. Por isso, é necessário conhecer suas principais etapas e como aplicá-las na prática. Além de melhorar o entendimento dos atuais profissionais do negócio, será possível criar descrições de vagas mais atraentes para o processo de recrutamento e seleção, também padroniza as funções e responsabilidades dos colaboradores para que execute as demandas com maior eficiência.

01 – Conheça a estrutura da descrição de cargos

Antes de tudo, é essencial conhecer a estrutura para elaboração da descrição de cargos. Dessa forma, é possível identificar quais são os dados mais relevantes que devem ser considerados. O formato pode variar de acordo com o tipo de empresa e os dados mais comuns são:
  • título do cargo;
  • organograma;
  • missão;
  • atividades;
  • formação acadêmica;
  • experiência exigida;
  • competências;
  • treinamentos obrigatórios.

02 – Elabore um título

O primeiro item da estrutura é a identificação, o nome do cargo. Deve ser elaborado corretamente e ser realista, objetivo e descritivo. É ele que será responsável por despertar a atenção do candidato.  Mas, atenção: não embeleze ou sofistique o cargo para que ele seja mais atraente. Não cometa exageros. 

03 – Defina as competências necessárias

Definir quais são as competências necessárias para exercer aquela função é outro ponto importante da estrutura básica da descrição de cargos. As competências representam o alinhamento entre habilidades, conhecimento e perfil comportamental. É necessário levantar quais são as expectativas e necessidades do cargo que deverá ser comunicada na entrevista de forma clara e detalhista.  

04 – Estabeleça a coleta de dados

O método mais comum para coleta de dados é a entrevista. Porém existem três metodologias que podem ser utilizadas em combinação. São elas:
  • Observação local – ideal para tarefas manuais ou mais simples e é descrita a partir da observação do trabalho dos colaboradores. Trata-se de um método que exige bastante tempo para sua execução;
  • Questionário – realizado por meio do preenchimento de um questionário padrão previamente elaborado e pode ser utilizado para diversos cargos. É rápido e econômico, mas pode envolver algumas falhas devido ser elaborado por profissionais que desconhecem as técnicas de descrição de cargos.
  • Entrevista – consiste em uma entrevista com um funcionário que ocupa esse cargo, guiada por um profissional de RH. Exige um profissional especializado e por isso seu custo é bem mais elevado que os demais. 

05 – Encontre o melhor meio para divulgação

De nada adianta caprichar na elaboração da descrição e não buscar transmiti-la pelo melhor canal de comunicação com os candidatos.  É necessário definir os melhores canais, que pode variar de acordo com o perfil que deseja atrair e sua disponibilidade no mercado.

Conclusão

A melhoria constante nos processos internos da sua organização reflete positivamente a imagem da empresa no mercado e pode proporcionar maior visibilidade à marca. Para isso, é fundamental contar com a qualidade dos serviços que são executados pelos profissionais da empresa.  A descrição de cargos é fundamental para essa etapa, desde que seja coerente e mostre de forma verdadeira a estrutura e realidade empresarial.  Dessa forma, contar com um documento mais bem elaborado, onde a descrição e todos os detalhes são claros e capazes de despertar interesse dos mais excelentes candidatos, de que a sua empresa é o melhor lugar para se trabalhar é fundamental.  Está esperando o que para aplicar a descrição de cargos na sua empresa?

Categorias

Preencha os campos abaixo!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *